Protocolo de Manchester – Classificação através de Pulseiras de Identificação Coloridas


Protocolo de Manchester, classificação de risco através de Pulseiras de Identificação Coloridas.

 

Protocolo de Manchester – Nos últimos tempos, o serviço de atendimento hospitalar se expandiu, mas a demanda também, e assim, em certas ocasiões e lugares, pode ocorrer superlotação; esta pode causar ineficiência no atendimento (como estresse e paralisação). Para evitar esta situação, é possível adotar formas de atendimento que aumentem a sua eficiencia e evitem estas situações. Uma delas é uma classificação prévia dos pacientes na espera, como o sistema de classificação através de pulseiras de identificação, ou protocolo de Manchester.

A adoção deste protocolo não resolve a raiz do problema de superlotação, pois não é uma solução mágica; apenas organiza o atendimento e pode adiar ou evitar caos no atendimento. Este é um conjunto de instruções que classifica os pacientes em cinco grupos, sendo que três deles são de urgência.

O paciente ao chegar nos Postos de Pronto Atendimento (PAs) ou nos Prontos Socorros (PSs), passa por uma triagem e ali mesmo, feita a avaliação, recebe uma pulseira de identificação com uma cor, conforme a gravidade.

Protocolo de Manchester

Protocolo de Manchester

Ali, num primeiro momento, o médico do setor ouve o paciente ou a familia, segue-se a avaliação prévia e são detectados os sinais que permitem alcançar o grau de prioridade clínica no atendimento e o tempo de espera a ser recomendado. Nesse sistema, cada caso estará enquadrado numa escala específica, podendo ser apontado como O MAIS ou O MENOS urgente.

Como funciona a identificação através do Protocolo de Manchester?

 

 

Cor da pulseira de identificação

Tempo de atendimento(máximo)

Caracterização

Pulseira Vermelha

Imediato

atendimento emergente e imediato, caracterizado por traumas com lesões de único ou múltiplos sistemas, que caracterizam risco de vida ou sofrimento intenso ao paciente

Pulseira Laranja

10 minutosatendimento muito urgente, caracterizado por infarto, grandes queimaduras, crise asmática grave, hemorragia incontrolável, entre outros

Pulseira Amarela

60 minutosatendimento urgente, caracterizado por pequenas hemorragias e traumatismos, desidratação, entre outros
Pulseira Verde120 minutos

atendimentos de menor urgência, caracterizados por febre, vômitos, dor leve, entre outros

Pulseira Azul

240 minutos

atendimentos não urgentes, caracterizados por controle da hipertensão e diabetes, avaliação de feridas crônicas, troca de curativo, entre outros

Como se percebe, o tempo máximo de espera de acordo com os critérios do PROTOCOLO DE MANCHESTER não pode ultrapassar 240 minutos. Havendo condição, que os atendimentos relativos a cada cor poderão acontecer antes do tempo pré-determinado

Todos os pacientes receberão o atendimento necessário; alguns casos que não representarem urgência poderão ser encaminhados para unidades básicas de saúde e haverá no Pronto Socorro um funcionário específico para fazer este encaminhamento. Caso o paciente opte pelo atendimento no Pronto Atendimento, ele receberá os cuidados de acordo com a cor em que se enquadrar.

O PrMan para alcançar seus objetivos, precisa que, de fato, ofereça condições e poder de atendimento agilizado e eficiência médica. A nova dinâmica à quem busca os serviços de saúde pública, impõe meios adequados ao novo acolhimento, com setor de triagem bem preparado, sala de espera, instalações sanitárias com pia, bebedouro e áreas de ocupação para quem espera triagem e para quem, já identificado pelas cores que indicam o grau de urgência e classificação de risco, aguarda o atendimento médico, como dispõe o protocolo.

Necessita de organização e treino do staff, e a triagem deve ser chefiada por um medico para diagnóstico prévio ou enfermeiro graduado.

Os benefícios trazidos pelo Protocolo de Manchester vão desde a organização do fluxo do hospital, com definições de áreas de atendimento, até a diminuição do risco clínico dos pacientes.

As pulseiras mais utilizadas no mundo para esta finalidade são as pulseiras de tyvek.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *